Serra da Leba Angola


Onde a Huíla se despenha no Namibe, as curvas da Serra da Leba. A estrada serpenteia pelas encostas do Planalto Central na sua descida repentina até à linha do deserto marítimo. A beleza absoluta deste lugar carimba a Serra da Leba como um dos grandes cartões-postais de todo o país.

Angola tem lugares conhecidos, outros nem tanto. Uns mais óbvios que outros. Mas todos com algo de especial para mostrar. A Serra da Leba é daqueles casos únicos, conhecidos em todos os cantos e recantos do país e um dos símbolos máximos do turismo nacional.

A estrada que todos conhecemos, que vem tipo serpentina desde lá de cima, começou a ser construída na época colonial, no final dos anos 1960. Mas esta via começou a ser pensada quase quatro décadas antes, na época da consolidação do poder português no sul de Angola. A ideia de construir uma estrada que facilitasse o transporte de alimentos, tropas e bens essenciais entre o centro e o sul do país partiu do General Pereira de Eça. O mesmo que deu o nome à Ondjiva administrada pelos portugueses.  Os projectos começaram então a ser feitos, mas só muito mais tarde a actual estrada ficou concluída. Ainda hoje serve de ponte sinuosa entre a Huíla e o Namibe, e é percorrida diariamente por dezenas e dezenas de camiões e autocarros.

O resultado são 20 km, 30 curvas e um desnível de mil metros. Para se ter uma ideia real do declive, se traçarmos uma linha recta entre o ponto inicial e o ponto final da estrada da Serra da Leba, atingimos uns escassos 100 metros! Uma obra-prima da arquitectura, pois, enquadrada num cenário natural espectacular. O melhor lugar para apreciar a serpente que desce o morro é o miradouro da Leba, de onde se pode ver perfeitamente esta acção conjunta e perfeita entre homem e natureza. Descubra o lugar e os seus segredos. Como o rio subterrâneo que avança por dentro do maciço rochoso e que termina numa cascata escondida na Leba, na época da chuva.

E onde fica a Serra da Leba? A pergunta parece sem sentido, mas é uma dúvida comum. Todos a querem – Huíla e Namibe – mas só o município da Humpata pode encher o peito de orgulho. A Serra da Leba é humpatense e, como tal, um dos ex-líbris da Huíla, a apenas 50 km do Lubango, a caminho do porto do Namibe. Ponto intermédio entre o Planalto e o Deserto.

O espaço da Leba está em permanente reconfiguração. No ano passado, as comemorações da Dipanda transformaram a serra numa enorme tela. O projecto “Murais da Leba – 40 anos” foi um dos mais sonantes da celebração da independência de Angola. O resultado é espectacular. No total, são 800 metros quadrados de murais pintados por 40 artistas como Thó Simões, Isaac André, Fábio da Lomba ou Aldaír e Leandro Costa. Cores sonantes dão vida a mulheres mucubais ou mumuilas, heróis e símbolos nacionais como a inevitável rainha Njinga ou a bandeira do país, com a sua catana, estrela e roda dentada em fundo preto e vermelho.

Este projecto, ideia de Vladimir Prata, adiciona um inovador lado cultural ao turismo de natureza que fez da Serra da Leba um lugar obrigatório para qualquer angolano. Actualmente, está a ser construída uma pousada na zona da Serra da Leba, não só destinada ao alojamento de turistas, mas também à promoção dos murais.

E não é tudo. A apenas umas dezenas de quilómetros, a Serra da Leba encontra a Tundavala, outra das maravilhas naturais da terra angolana. E já que aqui está, conheça melhor o Município da Humpata, com o seu aroma a frutas, a Fenda do Bimbe ou a Barragem das Neves.
Ícone do país, a Serra da Leba é ponto de união. Entre as terras altas e o mar. Entre o planalto e o deserto. Entre gentes. Ponto convergente de todo um país orgulhoso de si mesmo. No que o orgulho tem de bom.


Fonte: RedeAngola | Visualizado 04/08/2017

Sem comentários: