Província do Bengo


A capital da Província do Bengo é Caxito, tendo uma população estimada em 360. 000 habitantes distribuída por um território de 31.371 Km2.
Situada no coração da região onde a influência portuguesa directa se fez sentir desde a fundação da cidade de Luanda como cabeça de ponte colonial, no século XV, a província constitui uma unidade administrativa recente, criada em 26 de Abril de 1980. Três municípios do Kwanza norte foram transferidos para a nova Província, nomeadamente, Pangu a Luquém, Dembos e Bula a Tumba.
Por posterior decisão da Assembelia Nacional, pela Lei n.º 29/11, de 1 de Setembro, os municípios do Ícolo e Bengo e Quiçama foram desanexados da Província do Bengo e integrados na de Luanda.

A Província do Bengo tem os seguintes limites:
O curso do Rio Loge desde a sua foz no Oceano Atlântico até à confluência do rio Lué; o curso do rio Lué, desde a sua confluência no rio Loge até à sua nascente; a linha que une as nascentes dos rios Lué e Suege; o curso do rio Suege até à sua confluência com o rio Luica; o curso do rio Luica até à sua confluência no rio Dande; o curso do rio Dande desde a confluência do rio Luica para montante até à confluência do rio Lufua; o curso do rio Lufua desde à sua confluência no rio Dande até à confluência do rio Cassenga; o curso do rio Cassenga até à confluência do seu afluente da margem esquerda (linha de água) que tem a nascente da estrada Belém-Aldeia Nova e situada entre a nascente do rio Luvolo e as dependências da Roça da Senhora da Graça; o curso deste rio (linha de água) até à nascente; a linha que une a nascente do afluente do Cassenga, acima referido (linha de água), à nascente do rio Luvolo (ramo mais a Norte); o curso do rio Luvolo até à confluência no rio Lombige; o curso do rio Lombige até à sua confluência no rio Zenza; o curso do rio Zenza para jusante até à sua confluência na Albufeira da Quiminha no rio Bengo; o curso deste rio para jusante até à sua foz no Oceano Atlântico; a costa do Oceano Atlântico para Norte até à foz do rio Loge.
A Reserva Florestal de Kibinda situa-se nesta província.
A província do Bengo faz parte do habitat da etnia dos Ambundu. No entanto, as migrações causadas em Angola pela Guerra da Independência levaram à constituição de núcleos de Bakongo e de Ovimbundu no seu território. Nas últimas décadas, o enorme crescimento demográfico de Luanda fez com que uma certa, por enquanto ainda bastante limitada parte da sua população fosse morar no Bengo onde as camadas económicamente privilegiadas de Luanda passaram também a construir um número crescente de residências secundárias. A população total da província não pára de aumentar.

Fonte:  Wikipédia  | 14/09/2017




Sem comentários: